Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

8 benefícios de morar em um imóvel com boa localização

A escolha de um imóvel deve ser precedida de uma análise cuidadosa sobre uma série de características que são importantes, tanto pelo ponto de vista das necessidades e das vontades do comprador quanto pelos aspectos financeiros e patrimoniais. Dentre as características mais importantes, a localização merece especial destaque. Afinal, ela tem capacidade de exercer influência direta sobre a qualidade de vida das pessoas e sobre o valor do imóvel.

Confira neste post os benefícios de morar em um imóvel com boa localização.

1. Contar com uma boa infraestrutura

Em uma boa localização há boa estrutura viária, com calçadas e ruas em boas condições e bem sinalizadas, que oferecem mobilidade apropriada. Além disso, há boa iluminação pública, arborização adequada, facilidade de transporte e áreas apropriadas ao descanso e ao lazer.

2. Ter tudo à mão

Imagine ter que pegar o carro para ir à padaria, à farmácia ou ao banco. Em uma boa localização, estes e outros tipos de comércios e serviços estão disponíveis próximos de casa e tudo pode ser feito a pé mesmo, sem ter que preocupar com grandes deslocamentos ou com estacionar o carro.

Até o lazer - seja em bares, em restaurantes ou clubes - fica facilitado para quem mora em um imóvel com boa localização.

3. Facilidade de levar as crianças à escola

Levar as crianças à escola pode ser um dos grandes transtornos do dia a dia. Além do deslocamento, a dificuldade em estacionar, muitas vezes, obriga a parar em fila dupla e andar entre os carros para deixar os filhos na porta da escola.

Esse não é um problema comum para quem mora em uma boa localização, onde existem escolas por perto.

4. Ter uma boa vizinhança

Os bons locais atraem boas pessoas. Por isso, os bairros bem localizados normalmente reúnem pessoas agradáveis, que formam uma boa vizinhança, com a qual é possível conviver de maneira harmônica e, muitas vezes, até cativar algumas amizades interessantes.

5. Segurança

A segurança também é outro aspecto muito importante que cerca os imóveis com boa localização, e ela é ainda mais relevante sobretudo nos dias atuais. Isso significa que a região bem localizada é atendida por policiamento ostensivo e, eventualmente, até por segurança particular.

Além disso, a população é organizada e atenta e sabe como compartilhar informações que ajudam na prevenção contra a ação dos bandidos.

6. Qualidade de vida

Em resumo, podemos reunir as facilidades, as situações de convívio agradável e a segurança que um imóvel com boa localização é capaz de oferecer sob uma única definição: qualidade de vida.

De fato, quem vive em um bairro bem localizado vive melhor e mais feliz.

7. Valorização do imóvel com boa localização

Mas não são apenas os aspectos da qualidade de vida que tornam as boas localizações ideais para morar. Vale ressaltar também que os imóveis bem localizados alcançam valores de mercado mais elevados do que os que estão em locais menos interessantes.

Como a busca por imóveis em bairros melhores é constante e como há um limite de oferta nesses bairros, também é natural que ocorra uma valorização continuada no mercado imobiliário das boas regiões.

8. Solidez patrimonial

Ao mesmo tempo, é possível dizer que um imóvel bem localizado constitui um patrimônio mais sólido do que outro que esteja em uma região que não atende aos bons critérios da qualidade de vida e da valorização.

Agora que você sabe os benefícios de morar em um imóvel com boa localização, leia nosso próximo post e entenda o que é melhor: morar perto de um clube ou ter um clube dentro de casa?

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      8 de abril de 2024
      Como funciona a amortização imobiliária

      A decisão de mudar comprar um imóvel envolve questões financeiras importantes, especialmente quando se trata de financiamentos imobiliários. Nesse contexto, entender o que é amortização imobiliária é essencial para planejar e gerenciar adequadamente suas finanças durante esse processo de transição. Vamos falar sobre isso? O que é amortização imobiliária? A amortização imobiliária é um processo […]

      Continue lendo
      28 de março de 2024
      Em alta no mercado imobiliário: Empreendimentos Multifamily

      O cenário imobiliário no Brasil está passando por transformações significativas, e uma tendência que se destaca é a crescente popularidade dos empreendimentos multifamily. Essa abordagem inovadora na construção e oferta de imóveis está conquistando investidores e moradores, mudando a forma como as pessoas encaram a vida urbana. Neste artigo, vamos te mostrar porque os empreendimentos […]

      Continue lendo
      22 de março de 2024
      Área de lazer: vale a pena para você?

      Comprar um imóvel é um investimento significativo, e cada detalhe, incluindo a área de lazer, desempenha um papel importante na sua qualidade de vida e da sua família. Hoje, queremos trazer uma reflexão sobre a importância de estudar cuidadosamente suas necessidades e prioridades ao escolher a área de lazer ideal, garantindo que seu novo lar […]

      Continue lendo
      Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
      envelopephone-handsetmap-markerpointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram