Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

Categoria: 

Comprar e locar apartamento com teto de gesso: conheça suas vantagens e desvantagens

Na hora de procurar uma casa ou apartamento, todos os detalhes importam. Não basta avaliar se o apartamento tem uma boa planta, direito à vaga na garagem ou se está precisando de reformas: é preciso tomar mais alguns cuidados ao comprar ou alugar um imóvel, atentando-se a particularidades que podem passar despercebidas na hora, mas farão toda a diferença no futuro.

O teto de gesso é um desses pontos sobre os quais você precisa refletir. Há vantagens e desvantagens em morar em um apartamento com esse tipo de forro e você precisa estar ciente delas na hora de fechar negócio. Por isso, continue lendo e descubra quais são elas!

Vantagens do teto de gesso

Estética

Este ponto costuma ser o primeiro a vir à mente quando pensamos no assunto. O revestimento pode ser usado para:

  • embutir a iluminação;
  • fazer ornamentos e acabamentos decorativos;
  • esconder vigas e tubulações aparentes.

Além dessas, porém, há muitas outras vantagens, que em geral são pouco conhecidas. Continue a leitura e veja outros atributos do teto de gesso.

Isolamento acústico, térmico e contra o fogo

O material proporciona uma boa acústica aos ambientes, barrando ruídos exteriores. Há proprietários que optam, ainda, por seu uso combinado com lã, principalmente se o local for em uma vizinhança com muito movimento de carros e transporte público. Dessa forma, os sons externos ficam ainda menos perceptíveis.

O gesso é também um bom isolante térmico. Isso significa que o teto revestido por esse material vai garantir temperaturas mais agradáveis ao imóvel o ano todo, evitando que ela caia ou suba muito.

Vale destacar também que ele é mais resistente ao fogo do que, por exemplo, a alvenaria. Ou seja, em caso de incêndio, as chamas são menos propagadas, já que ele não é inflamável.

Facilidade de manutenção

Esse tipo de massa ainda tem outra vantagem importante: a facilidade de manutenção, principalmente se estiver finalizada com uma combinação de massa corrida e pintura ou outros tipos de acabamento (papel de parede, texturas etc.). Assim, a limpeza pode ser feita sem grandes preocupações, com um pano úmido ou até mesmo com o aspirador de pó.

Além disso, o teto de gesso facilita o acesso às tubulações e aos encanamentos, evitando o quebra-quebra em caso de obras e reformas.

Desvantagens do teto de gesso

Na vida, nem tudo são flores — e com o teto de gesso não poderia ser diferente. Veja agora algumas desvantagens desse tipo de revestimento:

Trincos e fissuras

Podem ocorrer rachaduras no teto. As chances de aparecimento são maiores se o serviço tiver sido mal executado e o revestimento aplicado for muito espesso. O problema é que será difícil fazer este tipo de julgamento durante a visita ao imóvel.

Outro fator que leva ao surgimento de trincos e fissuras é a tensão no material, provocada por retrações e dilatações térmicas. Isso também é consequência de um trabalho mal feito: neste caso, provavelmente não foram utilizadas juntas de dilatação nas placas de gesso.

Absorção da umidade

Um ponto fraco deste tipo de massa é sua pouca resistência à umidade. Essa característica pode potencializar problemas de infiltração, pois, em contato com a água, o gesso a absorve com facilidade e corre até mesmo o risco de se dissolver.

Risco de acidentes

Esta é a maior desvantagem: o risco de acidentes. Se aparecerem rachaduras ou houver uma infiltração, existe a possibilidade real de a cobertura se desprender do teto e desabar.

Embora as chances sejam maiores em ambientes úmidos, como nos banheiros, outros cômodos podem ter esse tipo de problema se houver um vazamento não resolvido.

Mais uma vez, esse tipo de problema é resultado de má instalação. Um teto de gesso bem trabalhado deve ser impermeabilizado para evitar acidentes assim.

Agora você já conhece as vantagens e desvantagens do teto de gesso e poderá avaliar melhor os apartamentos que visitar. Que tal compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a fazerem boas escolhas também?

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      8 de abril de 2024
      Como funciona a amortização imobiliária

      A decisão de mudar comprar um imóvel envolve questões financeiras importantes, especialmente quando se trata de financiamentos imobiliários. Nesse contexto, entender o que é amortização imobiliária é essencial para planejar e gerenciar adequadamente suas finanças durante esse processo de transição. Vamos falar sobre isso? O que é amortização imobiliária? A amortização imobiliária é um processo […]

      Continue lendo
      28 de março de 2024
      Em alta no mercado imobiliário: Empreendimentos Multifamily

      O cenário imobiliário no Brasil está passando por transformações significativas, e uma tendência que se destaca é a crescente popularidade dos empreendimentos multifamily. Essa abordagem inovadora na construção e oferta de imóveis está conquistando investidores e moradores, mudando a forma como as pessoas encaram a vida urbana. Neste artigo, vamos te mostrar porque os empreendimentos […]

      Continue lendo
      22 de março de 2024
      Área de lazer: vale a pena para você?

      Comprar um imóvel é um investimento significativo, e cada detalhe, incluindo a área de lazer, desempenha um papel importante na sua qualidade de vida e da sua família. Hoje, queremos trazer uma reflexão sobre a importância de estudar cuidadosamente suas necessidades e prioridades ao escolher a área de lazer ideal, garantindo que seu novo lar […]

      Continue lendo
      Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
      envelopephone-handsetmap-markerpointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram