Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

É mais vantajoso investir em imóveis pequenos?

Pensando em investimentos, o mercado imobiliário representa uma preferência histórica do brasileiro. A segurança dos negócios e a boa rentabilidade atraem muitos investidores. Mas surge uma dúvida: será que vale mais a pena investir em imóveis pequenos? Talvez para diversificar os investimentos?

Neste post, vamos mostrar os maiores benefícios desse tipo de investimento e também em quais situações os imóveis maiores são a melhor opção. Continue a leitura e entenda!

Por que investir em imóveis pequenos?

Para quem deseja investir em imóveis, os pequenos apresentam boas vantagens em relação aos maiores. Veja a lista com os principais benefícios desse negócio:

  • investimento bruto inicial menor;
  • aluguel proporcionalmente mais rentável;
  • público variado e alta procura;
  • maior velocidade de locação.

O valor de compra de um imóvel está intimamente atrelado ao valor do metro quadrado da região. Isso justifica o baixo investimento inicial, devido ao tamanho pequeno do imóvel. Porém, ao contrário do valor de compra, o aluguel não tem essa relação direta com a metragem do imóvel.

O valor de aluguel de grandes propriedades fica em torno de 0,5% do valor de venda, enquanto pequenos apartamentos chegam a até 1,5%. Isso mostra como o aluguel dos pequenos é mais vantajoso.

Além disso, existe uma alteração do estilo de vida da população, com grande número de pessoas morando sozinhas ou de casais sem filhos. Essa mudança de atitude somada à menor disponibilidade desse tipo de imóvel no mercado, leva a uma alta procura, com um público-alvo maior e mais diversificado.

Com tanta procura, os imóveis menores ficam menos tempo sem alugar, especialmente se são bem localizados. O menor tempo ocioso do imóvel obrigatoriamente representa menos despesas ao proprietário, como IPTU e taxas de condomínio.

Para quem os pequenos imóveis não valem a pena?

Logo se pensa no valor do aluguel quando o assunto é investimento imobiliário, mas apesar disso e de todos os benefícios que mostramos no tópico anterior, existe uma situação especial em que os imóveis pequenos não são tão interessantes: é o caso de quem não pretende viver da renda do aluguel.

Especialistas afirmam que, a longo prazo, até 30% do ganho com o imóvel provém da sua valorização e não do aluguel (que representa os outros 70% do ganho num prazo estendido). Por causa disso, se a sua intenção é ganhar com a valorização do imóvel, as grandes propriedades podem ser muito mais rentáveis.

Isso significa que pensar só no valor do aluguel pode ser um engano, pois, nessa visão, considera-se que o valor do imóvel nunca sofrerá alteração, seja valorização ou depreciação.

Há também uma mudança recente que pode complicar a vida de quem está em dúvida se investe nos imóveis menores: com a procura cada vez maior por esses imóveis, o seu valor de venda cresceu.

Assim, com o montante disponível, talvez não exista a possibilidade de investir em dois imóveis pequenos em vez de comprar uma grande propriedade.

Afinal, qual é o melhor negócio?

Investir em imóveis pequenos pode ser muito rentável se você fecha o negócio ciente das suas possibilidades de ganho e possui o interesse em aumentar a renda com o valor do aluguel. Por outro lado, para quem pretende ganhar mais a longo prazo, as grandes propriedades podem representar maior ganho.

Essas dicas foram úteis para você? Siga a gente no Twitter e curta a nossa página do Facebook para manter-se sempre bem informado!

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      22 de março de 2024
      Área de lazer: vale a pena para você?

      Comprar um imóvel é um investimento significativo, e cada detalhe, incluindo a área de lazer, desempenha um papel importante na sua qualidade de vida e da sua família. Hoje, queremos trazer uma reflexão sobre a importância de estudar cuidadosamente suas necessidades e prioridades ao escolher a área de lazer ideal, garantindo que seu novo lar […]

      Continue lendo
      7 de março de 2024
      As principais baladas e festas na Savassi

      Belo Horizonte, além de suas paisagens encantadoras, gastronomia de primeira e povo acolhedor é, ainda, um polo de vida noturna. Cidade bem avaliada em qualidade de vida nos mais diversos rankings e pesquisas, destaca-se pelo seu charme noturno, atraindo tanto moradores quanto visitantes em busca de novas experiências. No epicentro dessa efervescência noturna está a […]

      Continue lendo
      1 de março de 2024
      Os principais pontos turísticos de Belo Horizonte

      Belo Horizonte, a bela capital de Minas Gerais, é muito mais do que sua conhecida arquitetura e sua movimentada vida urbana. Ela é um tesouro de rica história, cultura plural, povo acolhedor e costumes que se entrelaçam para criar uma experiência única, seja na música, na gastronomia, na paisagem, na moda, no futebol ou na […]

      Continue lendo
      Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
      envelopephone-handsetmap-markerpointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram