Tudo sobre comprar um imóvel, investir ou alugar

Investir em imóveis ainda vale a pena?

Os últimos anos trouxeram um cenário de muitas incertezas econômicas, em que diversos setores sofreram grandes quedas. Diante disso, é compreensível se questionar se ainda vale a pena investir na compra de imóveis.

Conforme te mostraremos a seguir, mesmo diante de todo o contexto de crise econômica gerado pela pandemia, o setor imobiliário não somente se manteve estável, como também apresentou um crescimento nesses últimos tempos.

O crescimento do setor imobiliário

Ao contrário do que ocorreu com outras áreas, o Covid-19 contribuiu para o crescimento do setor, reforçando uma premissa básica sobre a compra de imóveis: é um dos investimentos mais seguros atualmente.

Mas você deve estar se perguntando como a pandemia favoreceu o setor, diante do caos econômico que estamos vivendo, certo? Isso se dá devido à mudança de hábitos das pessoas.

Com as restrições impostas, muitas famílias precisaram ficar mais tempo em suas casas, e passaram a ter um olhar mais atento para ela, bem como para o que faltava nela.

Leia também: Como a Covid-19 influenciou o mercado imobiliário

 

A mudança de hábitos que inicialmente seriam temporárias tem virado definitivas, e favorecem a busca constante por imóveis.

Afinal, vale o investimento?

Os hábitos mudaram, as pessoas têm buscado espaços e ambientes melhores para residir, mas se estamos falando de contexto de crise, sabemos que financeiramente o momento é instável, certo?

Mas ainda assim as oportunidades de investimento são seguras e interessantes. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, por exemplo, houve um aumento de 22,5% das vendas de imóveis em 2021 comparados a 2020.

As taxas são atrativas

Mesmo com o aumento da taxa selic no ano corrente, ao analisarmos as taxas de juros ofertadas para os casos de financiamento, como pela Caixa, seguem atrativas e mais baixas que nos últimos anos, oferecendo uma boa oportunidade de negociação.

Sempre terá oferta e demanda de compra de imóveis, e o setor poderá futuramente oscilar, mas dificilmente haverá perda do valor investido, desde que, claro, você cuide da manutenção do mesmo.

Possibilidade de renda passiva ao investir em imóveis

Além disso, investir em um imóvel hoje, poderá resultar em uma renda passiva! Quer coisa melhor do que seu dinheiro trabalhando para você?

Isso é possível ao colocar o imóvel adquirido para locação. O mercado imobiliário aquecido se aplica também à procura por imóveis para alugar, afinal, nem todo mundo tem o potencial de compra, ou interesse em ter um imóvel fixo, garantindo sempre uma alta demanda nessa área.

Boa notícia para quem pensa em investir em imóveis

Vale a pena ficar de olho no projeto de Lei que foi aprovado no dia 05 de julho de 2022, pelo Senado Federal e que deverá seguir agora para votação na Câmara dos Deputados, em que trata da dedução dos gastos com aluguel de imóveis no imposto de renda.

O projeto prevê a dedução dos gastos com o aluguel de imóveis nos próximos 5 anos para quem comprove não ter nenhum outro imóvel. Já para os proprietários dos imóveis, o projeto prevê uma isenção de 75% sobre o IR.

Caso seja aprovado, será um fator que contribuirá para mais um boom no setor imobiliário. Portanto, caso ainda tenha ficado alguma dúvida, é bom reforçar que sim, é um ótimo momento para que você adquira o seu imóvel.

E para te auxiliar com todo o processo de procura do imóvel que melhor se enquadra com o seu perfil, bem como com toda a parte burocrática e vistorias, conte com o suporte da nossa equipe.

Nós da Valore somos especialistas em imóveis de alto padrão na região centro-sul de Belo Horizonte e Nova Lima (Vila da Serra e Vale do Sereno), e temos certeza que transformaremos a procura do imóvel perfeito para você e sua família na melhor experiência possível.

Compartilhe esse post:

Envie uma mensagem!

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Artigos relacionados

      22 de março de 2024
      Área de lazer: vale a pena para você?

      Comprar um imóvel é um investimento significativo, e cada detalhe, incluindo a área de lazer, desempenha um papel importante na sua qualidade de vida e da sua família. Hoje, queremos trazer uma reflexão sobre a importância de estudar cuidadosamente suas necessidades e prioridades ao escolher a área de lazer ideal, garantindo que seu novo lar […]

      Continue lendo
      7 de março de 2024
      As principais baladas e festas na Savassi

      Belo Horizonte, além de suas paisagens encantadoras, gastronomia de primeira e povo acolhedor é, ainda, um polo de vida noturna. Cidade bem avaliada em qualidade de vida nos mais diversos rankings e pesquisas, destaca-se pelo seu charme noturno, atraindo tanto moradores quanto visitantes em busca de novas experiências. No epicentro dessa efervescência noturna está a […]

      Continue lendo
      1 de março de 2024
      Os principais pontos turísticos de Belo Horizonte

      Belo Horizonte, a bela capital de Minas Gerais, é muito mais do que sua conhecida arquitetura e sua movimentada vida urbana. Ela é um tesouro de rica história, cultura plural, povo acolhedor e costumes que se entrelaçam para criar uma experiência única, seja na música, na gastronomia, na paisagem, na moda, no futebol ou na […]

      Continue lendo
      Deixe que a Valore encontre o imóvel perfeito para você!
      envelopephone-handsetmap-markerpointer-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram